Desporto

Clube Millennium bcp marca presença no Granfondo Ézaro

Paulo Fonseca foi até ao norte de Espanha conquistar um brilhante 2.º lugar no seu escalão

Relato do Associado Paulo Fonseca

Nestes tempos difíceis em que vivemos, as provas nas quais estava inscrito desde o ano passado foram sendo adiadas para 2021, assim aconteceu com este Granfondo Ézaro que se realizou no país de "nuestros hermanos" na província da Galiza.

Foram longos meses sem competir (desde março de 2020 a julho de 2021), com uma paragem forçada devido a uma queda grave que me forçou a parar em novembro e dezembro de 2020, mas sem nunca perder o "foco" em voltar logo que possível para sentir aquele "formigueiro" na barriga na aproximação à prova e o sabor a "sangue" na boca mal se dá a partida!

Fizemos uma viagem de 700 km iniciada na madrugada de sábado, dia 10 de julho, e depois de instalados fizemos o reconhecimento da parte do percurso possível.

Na manhã da prova deslocámo-nos com a antecedência requerida pela organização e ainda antes das 8h30 já nos deparávamos com a linha de partida repleta de ciclistas, percebendo desde logo que iria ser bastante difícil chegar à frente da corrida para acompanhar os melhores.

O tiro de partida foi dado às 9h00. De imediato fui "furando" pelo meio de um pelotão "nervoso" onde ocorreram algumas quedas. Ao km 5 já estava no grupo da dianteira, onde iam marcando o ritmo alguns ciclistas profissionais, tais como Delio Fernández da Nippo Delko One, Samuel Sánchez (ex-campeão olímpico), Alejandro Marque e Gustavo César Veloso da equipa do Atum Bom Petisco Tavira, entre muitos outros.

Ritmo forte como poderão imaginar. Aguentei cerca de 30 km nesse ritmo acelerado, altura em que entrámos numa parte do percurso muito técnica que antecedia o início da 1.ª subida do dia, uma 3.ª categoria que fez a segmentação do grupo. Como tinha feito o reconhecimento no dia anterior estava bem ciente da importância de passar esta 3.ª categoria num bom grupo pois de seguida tínhamos cerca de 40 km a rolar e aí poderia beneficiar muito em estar no grupo certo.

Assim pensei, assim fiz! Mal se iniciou a subida fui avançando no grupo, saltando de roda em roda. À medida que este grupo se ia partindo e a subida aproximando-se do final, dei um último esforço (aproximadamente 2 minutos entre os 400 e 500w) que me permitiu prosseguir naquele que era o 2.º grupo da corrida a seguir aos "pros". Os quilómetros seguintes foram rápidos, mas ao mesmo tempo tranquilos. Resguardei-me e retemperei forças para encarar as duas subidas de 1.ª categoria que ainda tinha pela frente.

A 1.ª subida surgiu pelo km 120 (+/-). Subida longa (cerca de 8 km) e progressiva com um último km muito duro, com cerca de 12% de inclinação de média. Entrei forte! Do grupo de 30/40 elementos onde seguia, somente 3 ou 4 passaram à minha frente. Fiz um pouco de gestão na parte final já a pensar na subida final. No final desta subida fiz uma paragem para abastecimento líquido e lancei-me descida abaixo para os 15 km finais. Apanhei então cerca de 10 km de vento de frente muito forte na aproximação ao porto de Ézaro que acabaram por ser feitos de forma rápida.

Com 148 km nas pernas, 2.550 metros de acumulado de subida feitos e média de velocidade de 31,5 km/h, ali estava eu a lançar-me pela subida do miradouro de Ézaro acima. Subida curta de 1.800 metros em que subíamos um declive de 267 metros (é só fazerem contas). A parte inicial tinha uma pendente de 15% que passava a 17% e a 1 km do final lá nos deparávamos com o "muro" com 30% de inclinação! Medonho, só vos digo!! Sim, eram só 200 metros a 30%, pois, mas os restantes 800 metros que faltavam tinham 20/21% de inclinação!

Resumidamente, fiquei bastante satisfeito com o meu desempenho e gestão de tão dura corrida. O 1.º lugar, Master 50, chegou 1 minuto e 20 segundos à minha frente. Como não sabia se ia alguém do meu escalão à frente, nada pude fazer, porventura se soubesse ainda teria arranjado alguma energia para tentar alcançar o 1.º lugar.

Dados da prova:

. Lugar escalão Master 50 - 2.º lugar (entre 20 atletas que concluíram);
. Lugar à geral - 66.º (entre 357 que concluíram);
. Tempo oficial - 4:56:10 (tempo em andamento: 4:52:06);
. Velocidade média - 30/60 km/h;
. Tempo na subida do muro Ézaro - 12:53;
. Acumulado de subida - 2.833m;
. Calorias queimadas - 3.449.

Publicado em 14/07/2021