Desporto

Campeonato Nacional de Ciclismo Masters 2021

Paulo Fonseca conquista o 14.º lugar no escalão M/50 em A-do-Barbas, concelho de Leiria

Relato do Associado Paulo Fonseca

Pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato Nacional de Ciclismo Masters foi organizado em A-do-Barbas, no concelho de Leiria, pela coletividade local. Este ano, a 18 de julho, o organizador decidiu fazer duas corridas com partidas com 5 minutos de diferença. Partiram primeiro os Elites, os Masters 30 e 35 e depois os outros escalões dos 40, 45, 50, 55, 60 e 65.

A partida foi dada em andamento livre desde o quilómetro zero e rapidamente os mais valentes impuseram um ritmo fortíssimo à corrida. As minhas sensações eram muito boas e fui aguentando volta após volta a subida principal na casa dos 400w, relativamente bem posicionado a meio do grupo e aproveitando para descansar e recuperar o fôlego na descida.

O grupo foi perdendo elementos a cada passagem por A-do-Barbas, que coincidia com a única subida do percurso, longa, com alguns pontos mais planos, mas com outros pontos com inclinação na casa dos 10%. Assim foi até à 6.ª volta em que me vi envolvido numa queda, felizmente sem danos físicos nem materiais, mas que teve como consequência um corte em que perdi a dianteira do grupo. Nesta fase consegui ainda arranjar forças para recolar ao grupo que rolava a mais de 50 km/h, embora com um nível de esforço que vim a pagar mais adiante.

No início da subida estava de regresso ao grupo embora não tenha conseguido voltar a posicionar-me tão bem como anteriormente. Fiquei na cauda, o ritmo aumentou, descolou um atleta à minha frente e eu não consegui ter aquele "boost" de energia para me "agarrar" de forma a continuar no grupo. Descolei e tive que fazer as duas últimas voltas sozinho. Resistindo ao cansaço e lutando contra o vento que se fazia sentir, dei o melhor de mim.

O resultado obtido, apesar do percalço que tive, foi um 14.º lugar no escalão M/50 entre 30 atletas.

Parabéns aos vencedores e a todos os que atingiram os seus objetivos. Viva o ciclismo!

Aceda aqui aos meus dados Strava.

Publicado em 20/07/2021