Desporto

Paulo Castro representou as nossas cores no Porto Gaia Granfondo

"O importante é acabar, e eu consegui!"

Relato de Paulo Castro

Fui sexta-feira à noite (18 de março) para o Grande Porto onde fiquei a pernoitar duas noites, tendo efetuado o levantamento dos dorsais no sábado de manhã e realizado um reconhecimento do percurso do mediofondo de tarde (aquele que eu iria executar), o qual já tinha também efetuado de bicicleta no mês anterior, mas no percurso do Minifondo.

Domingo de manhã, por volta das 8h00, dirigi-me até à zona da partida para me inserir na "box" que me estava destinada atendendo ao meu número de dorsal (por ordem de inscrição). Em virtude de estar equipado com o equipamento do Clube Millennium bcp fui abordado por dois colegas que também estavam no local para participar na prova. Foi uma conversa muito rápida em que infelizmente não fixei os seus nomes nem onde trabalhavam.

A prova começou como programado, às 9h00, e desenrolou-se ao longo da N108 Douro acima, até à Ponte de Entre-os-Rios, onde passámos para a margem sul do rio subindo até Castelo de Paiva e regressando a Gaia pela N222.

Foi uma prova dura, de 98 km, com mais de 17 km de percurso ascendente e cerca de 1.800m de ganho de elevação, com duas rampas bastante puxadas, uma devido à sua extensão (mais de 8 km) e a outra devido à sua inclinação (chegando aos 10%).

Tudo estava muito bem organizado e bem sinalizado, desde a entrega dos dorsais ao almoço pós prova.

Excelente experiência que recomendo a quem gosta de fazer ciclismo de estrada e se sinta capaz para ultrapassar esta barreira de distância e altimetria. O importante é acabar, e eu consegui!

Publicado em 30/03/2022