Desporto

Douro Granfondo 2022

Hugo Pereira e Pedro Cabral foram os nossos outros dois representantes em Peso da Régua

Relato de Hugo Pereira (Mediofondo)

Num fim de semana (7 e 8 de maio) que se previa muito quente para os lados do Alto Douro Vinhateiro, lá fui eu para a terra da minha esposa (Peso da Régua), que conheço bem e onde já fiz vários percursos nas paisagens deslumbrantes pelo meio dos socalcos e dos vinhedos classificados como Património Mundial pela UNESCO.

Estava inscrito na distância maior (157 km), mas por questões de saúde que me impossibilitam de fazer esforços extremos, decidi fazer a distância média - o Mediofondo (109 km). O que é certo é que a meio da prova acabei por me arrepender de não ter optado pela prova "mini", uma vez que aliado ao calor que se fazia sentir, os festejos do meu aniversário na sexta-feira anterior tinham causado falta de hidratação, principalmente nos músculos das pernas que começaram a acusar várias cãibras ao longo do percurso.

A subida para São João da Pesqueira (14 km a 4,2%) e mesmo o Muro do Cadão (3 km a 10,6%) foram ultrapassados sem grande dificuldade, mas o pior foi depois da descida com mais de 10 km, em que os músculos arrefeceram e quando os quis usar na subida para Tabuaço (11 km a 4,5%) começaram a queixar-se, ao ponto de ter sido uma verdadeira tortura com cãibras e dores nas duas pernas que me fizeram ponderar desistir.

Mas afastei imediatamente essa ideia, peguei nas cápsulas de sais eletrólitos que trazia comigo, trinquei-as, pu-las debaixo da língua e siga! Custou, mas lá fui e consegui transpor a última subida do dia. A seguir sabia que ia ser praticamente sempre a descer e depois, com os últimos 15 km planos até à meta, já com as pernas mais recuperadas, seria um final em velocidade superior a 35 km/h num grupo bem porreiro que se ia revezando contra o vento.

Resultado: completei a prova em 4h23, conseguindo o Diploma de Prata (3h45 - 4h30), o que acabou por não ser nada mau, tendo em conta as circunstâncias.

No final disse que nunca mais me metia numa destas, mas a verdade é que no próximo ano vou lá estar a lutar pelo Ouro!

Publicado em 23/05/2022