Desporto

Paulo Fonseca obtém um brilhante 2.º lugar no Granfondo Serra da Estrela

7.ª edição da prova ligou Seia ao mítico alto da Torre no passado dia 3 de julho

Relato de Paulo Fonseca

Desloquei-me à Serra da Estrela num grande momento de forma, que me transportava a esperança de fazer um bom resultado naquela que é sem dúvida a mais dura prova de ciclismo para amadores que se realiza em Portugal: o mítico Granfondo da Serra da Estrela.

Conhecia muito bem o "duríssimo" percurso e levava na bagagem a lição bem estudada e os adversários referenciados.

Como seria expectável, o início de prova, com a subida de Seia em direção à Portela do Arão, foi feito a um ritmo diabólico, imposto, entre outros, pelo nosso atleta olímpico David Rosa. Sofri bastante para seguir o grupo e só o "larguei" a cerca de 1 quilómetro do final da subida.

Seguia-se a descida para Vide, a um ritmo igualmente alucinante. Em Vide, formou-se um grupo com um ritmo muito forte, que suportei até ao início da mítica subida do "Adamastor", onde já tinha deixado alguns dos principais adversários para trás.

No Adamastor, vejo-me na companhia do atleta que recentemente havia vencido o Granfondo do Douro, onde fiquei então a 15 minutos de distância dele. As minhas sensações eram ótimas ao ponto de forçar o ritmo nas rampas mais agressivas, que chegaram a 14% de acumulado, e aí consegui fazer a diferença. Finda a subida do Adamastor, descemos ao Sabugueiro, seguimos em direção às Penhas Douradas e depois descemos as curvas para Manteigas.

Cheguei a Manteigas com a sensação de que estava a fazer uma boa prova. Parei novamente para abastecimento de líquidos e comer algo também. Quando voltei à estrada, constatei que os 3.500 metros de acumulado que já levava nas pernas, já me tinham provocado um desgaste assinalável e a subida de Manteigas à Torre foi algo penosa.

Só soube, após cortar a meta, que tinha chegado à minha frente um atleta estrangeiro, Nathan Parks, do escalão Master 50. Foi um sabor agridoce: contente pelo 2.º lugar, mas triste por não ter conseguido a vitória.

Aceda aqui aos resultados finais da prova.

Granfondo Serra da Estrela | Volta de bicicleta | Strava

Distância: 142,00km.
Tempo: 5:58:31.
Acumulado de subida: 4.404m.
Potência máxima: 745w.
Potência média: 226w.
Calorias queimadas: 4.459kj.
Velocidade média: 23,8km/h.
Velocidade máxima: 74,9km/h.
Ritmo cardíaco médio: 156bpm.
Ritmo cardíaco máximo: 182bpm.
Cadência média: 80.
Temperatura: 23ºc.

Publicado em 06/07/2022