Desporto

Passeio de BTT da Odivelas Rural à Odivelas Urbana

Américo Ferreira, António Passinhas e Carlos Batista presentes na 11.ª edição do passeio que une as duas Odivelas

Relato de Carlos Batista

Após quase dois anos de espera, de preparativos, de programações e reconhecimentos que devido à pandemia tiveram que ser adiados, a Colinas Bike Tour de Odivelas organizou, no início de outubro, mais uma edição do passeio de BTT, a 11.ª, que une as duas Odivelas.

O passeio realizou-se em 2 dias, sendo que este ano a principal diferença foi o facto de ser no sentido Alentejo-Lisboa, ou seja, os cerca de 20 participantes foram de autocarro até à aldeia de Odivelas, no concelho de Ferreira do Alentejo, e aí iniciaram o passeio de BTT em direção a Setúbal, onde iria terminar a 1.ª etapa.

1.º dia (Odivelas rural > Setúbal - 110 km)

Percorremos os trilhos que ligam as diversas grandes propriedades alentejanas da zona, as courelas, os montados, por entre azinheiras, explorações de gado, ovelhas, porco preto, enfim, o típico Alentejo interior, só acessível pelos estradões arenosos da região, seguindo em direção à Barragem de Vale do Gaio onde o cenário a partir daí mudava, passando a termos que pedalar junto aos canais de rega que abastecem os campos e as grandes propriedades de arrozais da zona até à Comporta.

Ainda tivemos tempo para visitar o Cais Palafítico da Carrasqueira e apreciar a sua beleza ao final do dia. Pela primeira vez utilizámos uma ligação por barco, de ferry, entre Troia e Setúbal, cidade onde acabaria a nossa primeira etapa após cerca de 110 km percorridos.

2.º dia (Setúbal > Coina > Odivelas - 50 km)

No 2.º dia e depois de uma noite bem dormida e repousada num dos hotéis da região, fomos literalmente à conquista do Castelo de Palmela para aí apreciar toda a beleza envolvente do estuário do Sado, das serras da Arrábida e do Louro, e por aqui trilhámos no meio de alguma vegetação "ardida" pelos incêndios deste verão que deixou um rasto de destruição bastante visível - respirámos outro tipo de trilhos e outro tipo de natureza e outra altimetria!

No final, terminámos a nossa 2.ª etapa na estação de Coina após 37 km percorridos, onde apanhámos o comboio em direção à capital, e depois, finalmente, a Odivelas cidade onde nos esperava um autêntico comité de receção de jovens ciclistas que connosco fizeram os últimos metros no parque Naide Gomes.

A XI Odivelas Odivelas estava concluída e já só pensamos na XII edição, porque existem tradições que podem e devem permanecer e continuar.

O Clube Millennium bcp fez-se representar pelos associados Américo Ferreira - o nosso sexagenário numa forma invejável, que mais uma vez prova que a idade não é impedimento para estes "passeios" -, António Passinhas e Carlos Batista.

Um especial agradecimento à Colinas Bike Tour pela iniciativa e ao seu Presidente, António Atabão, mentor deste projeto, que desde o início sempre acreditou e continua a acreditar neste passeio e com o qual finalizamos com uma frase sua: "XI Odivelas/Odivelas, quando os olhos não chegam todos os sentidos são necessários".

Aproveite e veja aqui as fotos deste fantástico passeio.

Publicado em 14/10/2022