Desporto

Lousã Granfondo 2022 realizou-se no dia 16 de outubro

Leia aqui os relatos dos nossos atletas Paulo Fonseca e Pedro Cabral

Relato de Paulo Fonseca (Granfondo)

Já com a época a alongar-se bastante, fiz questão de estar presente neste Granfondo em que a organização e os percursos se pautam pela excelência. Este ano não foi exceção! A vila da Lousã voltou mais uma vez a encher-se de amantes da modalidade, dando mais vida e cor a esta simpática localidade.

Quanto à prova, esta teve o já habitual arranque muito forte e o falso plano em direção à Portela de Gois foi segmentando o grupo. As minhas sensações, no início de prova, não foram as melhores, em que senti algum ardor muscular e alguma fadiga que me obrigaram a largar cedo demais o grupo principal da corrida. Fui procurando encontrar o meu ritmo, o que só aconteceu já próximo do meio da prova, na longa subida da serra de Santa Maria em que iniciei a minha recuperação de trás para a frente.

Daí em diante o corpo já respondia melhor e as últimas duas horas de prova já as fiz incrementando a intensidade. Na parte final, tínhamos a duríssima subida do Terreiro das Bruxas, que fiz sempre em ganho, e o mesmo se repetiu na Serra Mágica. Nestes últimos 30 km ganhei 20 lugares na classificação geral e 2 lugares no meu escalão.

Quando fui para a Lousã sabia de antemão que a concorrência era forte, pois iria reencontrar 4 atletas do meu escalão que estiveram no campeonato do mundo, tal como eu.

Volto conformado com o resultado obtido, um 6.º lugar, e resta-me dar os parabéns aos que foram mais fortes e continuar a trabalhar para que possa voltar a obter resultados de destaque.

Dados Strava:

47.º classificado da geral / 6.º classificado Master C.
Distância: 135,57 km.
Tempo: 4:27:52.
Acumulado de subida: 2.598m.
Potência média: 223w.
Velocidade média: 30,4 km/h.
Velocidade máxima: 77,7 km/h.

Relato de Pedro Cabral (Mediofondo)

Não tinha qualquer plano para ir ao Granfondo da Lousã, mas um belo dia liga-me o meu irmão a desafiar-me: vamos à Lousã? Levamos as respetivas famílias, passamos lá o fim de semana e no domingo vamos à prova do Granfondo! Aceitei logo, ainda por cima fui ver o perfil da prova e achei que era relativamente fácil.

O fim de semana correu bem, mas enganei-me em relação à prova. Afinal não era assim fácil, sobretudo as duas últimas subidas, que tinham uma dificuldade com que não contava! Mas não podia fraquejar e juntei as forças que sobravam e consegui chegar ao fim.

Acabei por fazer o percurso com a velocidade média de 25 km/h (no meu conta-quilómetros, que não conta com as paragens). Julgo que para o próximo ano volto lá para melhorar!

A localização da prova é espetacular. Fiquei com inveja de quem lá vive, porque tem percursos para treinar que eu no Porto não tenho.

Dados da prova:

Distância: 100.989 km.
Velocidade: 23.431 km.
Classificação geral: 249.º.
Classificação masculinos: 243.º.
Classificação Master C: 41.º.

Aceda aqui a mais fotos deste evento.

Publicado em 27/10/2022