Desporto

Pelo Caminho Central Português até Santiago de Compostela

Arsénio Pereira e Carlos Batista integraram um grupo de 5 "bttistas" em peregrinação à capital da Galiza

Relato de Carlos Batista

A aventura iniciou-se no dia 7 de junho, com a minha deslocação de carro até Espinho para a pernoita, e começou oficialmente no dia seguinte, já com a presença do Arsénio Pereira, que se juntou ao pequeno grupo e percorreu toda a linha costeira daquela cidade até à cidade do Porto, mais precisamente até à Sé do Porto, onde o grupo de 5 "bttistas" começou oficialmente o Caminho de Santiago, seguindo as setas amarelas e carimbando a credencial nos vários locais de passagem.

A 1.ª etapa, com cerca de 118 km, terminou já ao final do dia, em Ponte de Lima, sob intensa chuva. A 2.ª etapa, embora com 75 km, teve como principal dificuldade a Serra da Labruja, onde tivemos todos que andar literalmente com as bicicletas às costas na parte final da subida.

As 3.ª e 4.ª etapas foram já mais suaves, etapas de 45 e 50 km, e permitiram ao grupo recuperar das dificuldades das duas primeiras etapas, rolando de forma mais descontraída e permitindo apreciar da melhor forma o "camiño".

A chegada a Santiago de Compostela deu-se no dia 11 de junho.

Em conclusão, uma peregrinação em que imperou não só a boa disposição como o excelente espírito de grupo, e que foi do agrado de todos e será certamente para repetir.

Os resumos mais detalhados e as fotos de cada etapa poderão ser consultados abaixo:

. 1.ª etapa - Espinho-Ponte de Lima - 118 km (8 de junho)
. 2.ª etapa - Ponte de Lima-Redondela (Galiza) - 75 km (9 de junho)
. 3.ª etapa - Redondela-Caldas de Reis - 45 km (10 de junho)
. 4.ª etapa - Caldas de Reis-Santiago de Compostela - 50 km (11 de junho)
. Epílogo - Visita à Catedral e regresso a Portugal (12 de junho).

Publicado em 22/06/2023