Desporto

5.º Grande Prémio de Ciclismo "Arruda dos Vinhos - Cardosas"

Paulo Fonseca (4.º lugar "Master 50") e Pedro Prego representaram as nossas cores em Arruda dos Vinhos

Relato de Paulo Fonseca

Este ano de 2023 tem sido bastante difícil para mim face aos acidentes sofridos, com alguma gravidade, em que tive múltiplas fraturas que me têm impedido de competir. Estando já na fase final da época desportiva, não perdi o foco, fui treinando o melhor possível e decidi voltar a sentir aquele "frio na barriga", rever bons amigos e desfrutar do ambiente que tanto gosto.

Quanto à prova, realizada a 23 de setembro, correu exatamente como eu previa. Desde o início, o ritmo foi frenético e o grupo foi-se fragmentando em vários "grupetos". As minhas dificuldades nas descidas mais técnicas, que existiram desde sempre, creio que se terão acentuado após as quedas ocorridas este ano, o que determinou que fizesse uma prova de trás para a frente, perdendo nas descidas e recuperando nas subidas.

Ao fim de aproximadamente 1 hora de prova já levava 170 bpm médios, o que demostra bem o nível de esforço a que fui submetido. Ainda assim, mantive sempre um bom andamento atendendo à falta de ritmo competitivo.

Terminei a prova em 4.º lugar do meu escalão "Master 50", o que atendendo a todos os condicionantes, não me desanima.

Abaixo partilho dados do meu Strava:

Distância: 77,00 km.
Tempo: 2h33m13s.
Acumulado subida: 1.362m.
Potência média: 226w.
Potência máxima: 735w.
Velocidade média: 30,2 km/h.
Velocidade máxima: 61,0 km/h.
Ritmo cardíaco médio: 164 bpm.
Ritmo cardíaco máximo: 204 bpm.
Cadência média: 80.
Cadência máxima: 118.
Calorias: 1.899.
Temperatura: 21ºc.

Relato de Pedro Prego

Após ter feito a prova organizada pela Junta de Freguesia das Cardosas, no ano passado, com uma bicicleta emprestada e em plena vaga de calor, decidi que teria de repetir este evento para "limpar a imagem" da dureza que tinha sido. Aproveitei o facto de ter sido desafiado por um amigo das bicicletas e termos decidido fazer a prova de 77 km em conjunto.

Tal como no ano anterior, esta prova apresentou um grupo muito reduzido de atletas face ao habitual deste tipo de provas, mas que é muito forte. Sendo assim, poucos quilómetros após o início da prova já tínhamos perdido o grupo da frente. Decidimos então fazer a prova em equipa.

Termos feito a prova em equipa foi muito motivador, porque apesar do meu nível ser superior a com quem ia a dividir tarefas, motivou-me a puxar mais por mim em prol de ambos completarmos a prova em 2h54m e a dar um sentimento de sucesso que de outra forma teria sido difícil obter.

Recomendo a todos a experimentarem as provas que são sempre eventos que dão especial motivação, mas também a experimentarem fazer em "modalidade equipa", com mais gente. Este formato equipa torna toda a experiência muito agradável e memorável. Serão sempre boas histórias para mais tarde recordar.

Aceda aqui às classificações finais da prova.

Publicado em 27/09/2023