Desporto

4 Associados do Clube realizaram um "Raid BTT" de Lourel a Fátima

Pedro Matias, Sérgio Moura, Eusébio Carvalho e Mário Andrade foram os nossos peregrinos de duas rodas

No dia 16 de setembro de 2023, 4 Associados do Clube Millennium bcp fizeram mais um "raid" a Fátima em bicicleta de BTT.

Relato de Pedro Matias

A "tradição" manda que esta peregrinação seja em maio, o que aconteceu, mas dois dos ciclistas, por motivos de saúde, não o puderam fazer pedalando naquela data - fizeram-no em modo de assistência, acompanhando o grupo com a carrinha do Clube. Desta vez, essa tarefa foi preenchida pelo João Alberto Silva, que optou por não pedalar.

Dada aquela impossibilidade (Pedro Matias e Eusébio Carvalho), ficou logo combinado fazer nova peregrinação no final do verão, tendo sido acompanhados pelos repetentes Sérgio Moura e Mário Andrade. Desta vez tínhamos duas estreias: o caminho era diferente e uma das bicicletas era elétrica.

A saída estava combinada para as 6h30 em Lourel, no concelho de Sintra. Tinha chovido bastante durante a noite e a previsão ditava que tivéssemos a sua companhia durante a manhã. Além de um aguaceiro à hora de saída e outro quando tomávamos o pequeno-almoço, fomos poupados durante o percurso. Percurso este que seria o mesmo que o Eusébio tinha feito há dois anos a pé e que incluía muitos mais troços em terra, incluindo passagem por alguns terrenos agrícolas e vinícolas na zona do Sobral de Monte Agraço. E, fruto das chuvadas daquela noite, esta foi a pior parte do caminho, com os caminhos muitos lamacentos (barro), que se agarrava às rodas, impedindo que estas rodassem.

Depois de cerca de duas horas gastas a limpar lama e a carregar as bicicletas ao colo por diversas vezes (além de um furo...), optámos por seguir o caminho "regular", mesmo obrigando a dar uma volta maior. Como consequência, chegámos ao local de almoço (Rio Maior) cerca de 2h15 depois do normal. Depois do almoço, retomámos o caminho previsto, que tinha menos troços de terra, e estes não estavam no estado deplorável dos de manhã.

A outra estreia era a participação de uma bicicleta elétrica, e o desafio de chegar ao destino com carga na bateria, sabendo que o percurso da tarde tem muito mais altimetria que o da manhã. Para facilitar, o Eusébio equipou a bicicleta com pneus de gravel e fez alguns treinos para adaptação e avaliação da facilidade de rodar durante mais tempo sem ajuda do motor. Assim, a manhã foi maioritariamente sem ajuda elétrica, chegando ao almoço com 2/3 da carga. Aproveitando esta paragem, repôs-se um pouco de carga na bateria para enfrentar com mais confiança as subidas da tarde, e ainda deu para dar umas ajudas a um ciclista mais cansado, a recuperar de uma paragem de um mês por doença.

A chegada a Fátima foi à luz das velas (do Santuário), eram já 20h30, num cenário que nunca tínhamos assistido e que deu outro conforto na chegada.

Dados Strava

Publicado em 29/09/2023