Desporto

José Sousa Pinto percorreu os 145 km do "Transcávado BTT GPS 2023"

Evento ligou o município de Esposende (foz) ao município de Montalegre (nascente do rio Cávado)

Relato de José Sousa Pinto

No sábado, dia 30 de setembro, fiz, pela segunda vez, esta prova, este ano na direção Esposende-Montalegre. Como definir este dia? Dizendo que, apesar de tudo, acabei!

Trata-se de uma prova que percorre as margens do rio Cávado, desde a foz até à sua nascente, na distância de cerca de 145 km, e que fiz na companhia de um amigo.

Os primeiros 85 km até Rio Caldo foram feitos em bom ritmo, embora sempre em regime de poupança de energia para a segunda parte, que sabíamos ir ser muito mais dura. Assim, a partir desta localidade, avançámos para 60 km com mais de 2.100 metros de acumulado. A inclinação e a vertente mais técnica tornavam este trecho bastante exigente, algo que se tornou ainda (bastante) mais duro, considerando o extremo calor sentido.

Disto já estava à espera, agora o que não esperava era de ainda antes dos 100 km ver-me confrontado com um problema de esvaziamento do pneu traseiro (através da válvula), algo que não era possível solucionar sem um alicate (que não tínhamos), uma vez que a rosca estava moída (ou seja, nem podíamos colocar uma câmara de ar). Assim, tivemos de parar bem mais de 20 vezes para encher o pneu.

Finalmente, ao fim de quase 40 km, lá encontrámos alguém que (desconfiadamente) nos emprestou um alicate e, não sem dificuldade, lá conseguimos colocar uma câmara de ar que furou passado meia dúzia de metros (facilitámos e não verificámos a existência de "picos" no pneu), obrigando-nos a voltar a mudar. Problema resolvido, lá consegui restabelecer alguma sanidade mental para finalizar a prova, agora sem mais contratempos.

A verdade é que a prova e as condições eram tão duras que só cerca de 50% dos que partiram é que acabaram. Fiquei satisfeito por ter sido um deles, o que devo ao meu amigo que sempre me incentivou e impediu de desistir.

Alguns dados da prova: tempo corrido - 9h35 | tempo total - 12h05. Dá para ter uma ideia do tempo perdido com a perda de ar da roda!

Publicado em 09/10/2023