Desporto

Filipe Fialho e Paulo Benedito participaram na 2.ª edição da "Portimão Bike Race"

Evento visou fomentar a prática do ciclismo de lazer na vertente de estrada

Relato de Filipe Fialho

Mais uma vez decidi participar no troféu "Portimão Bike Race", com a primeira prova deste evento a realizar-se a 10 de setembro na vertente "granfondo", tendo optado pela distância de "mediofondo" (cerca de 77 km), e, pelo motivo de se realizar na cidade onde moro, não podia faltar, pois faço sempre questão, sempre que posso, de participar nas provas da minha terra.

A vertente de ciclismo de estrada tinha um percurso que já conhecia, pois são estradas onde habitualmente ando de bicicleta. O início foi bastante rápido, como é normal neste tipo de provas, onde os atletas começam desde cedo a impor um ritmo fortíssimo, o que origina a divisão em vários grupos, consoante os andamentos de cada um.

Esta prova tinha o ponto alto e a sua maior exigência na chamada subida do "Enxemeador", uma subida com cerca de 2 km de distância e com um pendente nunca abaixo dos 10% de inclinação. Ao terminar a subida do "Enxemeador", cessavam basicamente as dificuldades, com um ligeiro falso plano que terminava com uma grande descida até aos casais (no ano passado subimos). Aqui, nesta parte do percurso e até à meta, circulei sempre sozinho.

Foi uma prova bem sinalizada, com muitas motas a acompanhar o desenrolar do evento, tanto da GNR como do "staff" da organização.

Relato de Paulo Benedito

Decorreu, no passado mês de setembro, a 2.ª edição do "Portimão Bike Race", evento incluído na "semana da bicicleta" em Portimão, e que se subdividiu na vertente de estrada e de BTT. A vertente de estrada decorreu em estradas habitualmente percorridas por mim, nas minhas saídas.

O início decorreu num ritmo bastante rápido, o que originou o alongar do pelotão, tendo-se formado diversos grupos consoante os andamentos dos mesmos. O percurso do "mediofondo", onde participei, tinha como principal desafio a subida do "Enxemeador" (subida total de 4 km com pendente média de 10%), findo o qual entrávamos num falso plano, que nos trazia de regresso à cidade de Portimão. A distância foi praticamente feita a solo, não tendo conseguido incluir-me em qualquer grupo.

Nada tenho nada a apontar à organização, existindo acompanhamento e sinalização por parte, tanto da organização como da GNR e PSP (entrada na cidade de Portimão com faixa exclusiva para os participantes do evento).

Publicado em 27/10/2023 (atualizado em 05/12/2023)