Relato de Helder Baptista
Decorreu, no passado dia 5 de novembro, a 19.ª edição da "Rota das Adegas" em Torres Vedras, evento com caráter de passeio, que em boa hora aceitei o repto da Secção de Ciclismo do Clube Millennium bcp para participar.
O dia acordou a fazer "caretas", mas a chuva nunca apareceu durante o percurso, tendo o passeio decorrido com temperatura ótima para a prática da modalidade e com grandes períodos de sol. Vendo o número de inscritos pelo Clube e a lista total com aproximadamente 1.000 participantes, dava para perceber a importância e lugar que este evento já ocupa no panorama (pelo menos) regional destes acontecimentos.
Foi com o número final de inscrições (1.000) que parti rumo a Torres Vedras e a pensar nos inevitáveis engarrafamentos que iriam surgir durante o percurso. Pois enganei-me, e mesmo se alguma lama fez diminuir a velocidade de progressão e criar alguma dificuldade, a organização desenhou um percurso que proporcionou o alongamento da coluna de participantes, sem nunca provocar os tão temidos engarrafamentos e tempos de espera no meio do percurso.
O passeio estava anunciado como tendo 40 km, mas ficou-se por menos, pois registei apenas 37 km, e o abastecimento que estava marcado para o quilómetro 20 aconteceu aos 27 km, o que veio a mostrar-se de sábia decisão, porque depois do abastecimento, confesso que tive alguma dificuldade em sentar-me na bicicleta e progredir até ao final.
O abastecimento ocorreu na Quinta da Almiara, que sem ser luxuoso, tinha tudo o que precisávamos e à descrição. Quanto ao grupo de atletas do Clube Millennium bcp (aproximadamente 15 atletas, incluindo alguns que participaram por outras coletividades), rodou praticamente quase sempre junto, com reagrupamentos durante o percurso e em excelente ambiente de convívio e entreajuda.
Por fim e em jeito de resumo, foi um passeio muito bem organizado, às portas de Lisboa, com uma excelente moldura humana e acessível praticamente a todos os níveis de participantes. Conto voltar a repetir!
Relato de Raimundo Martins
Dado o imenso pelotão presente em Torres Vedras, cerca de 1.000 participantes, com muita pena minha não consegui juntar-me ao grupo do Clube Millennium bcp para a tradicional foto de grupo.
Foi um passeio bem agradável, com um percurso diversificado e um piso excelente, com exceção de algumas zonas com um "bocadinho" de lama.
No abastecimento, por volta dos 30 km, as sandes de carne e o tinto estavam maravilhosos e caíram mesmo bem para "atacar" a parte final da prova.
Publicado em 16/11/2023