Desporto

Mais um ano e mais uma grande participação dos nossos atletas na Invernal de BTT da Guarda

20.ª edição da mítica prova da cidade mais alta decorreu a 26 de novembro

Relato de João Pires (Maratona)

Mais um ano e mais uma vez presente na "Invernal de BTT - Cidade da Guarda", na distância de maratona. Este ano com uma temperatura muito mais agradável, apesar de as previsões anunciarem muito frio, tendo o GPS nunca passado abaixo dos 7ºc.

A partida da maratona, prevista para as 9 horas, atrasou um pouco por razões de segurança do trânsito, mas lá começou guiada pelo carro da PSP até à entrada nos primeiros trilhos na saída da cidade da Guarda. Aí já se notava alguma diferença nos andamentos dos vários participantes, com os primeiros a ganharem alguma vantagem.

O início da maratona tinha o mesmo percurso que o da meia maratona até pouco depois do primeiro abastecimento, aos 22 km. Até aqui não há muito para contar, porque as verdadeiras dificuldades estavam reservadas para depois da separação dos percursos.

Aos 23 km, começava uma descida com cerca de 10 km que nos levava até ao ponto com menor elevação de toda a prova (cerca de 550 metros de altitude). Um troço de subida com cerca de 4 km até à Aldeia de Bouça Cova levava-nos até à barragem com o mesmo nome, a parte mais bonita da prova. Pedalámos durante 3 km com a água da barragem a cerca de 2 metros do estradão onde seguíamos.

A partir daqui foi sempre a subir, cerca de 20 km que nos levaram até à meta, numa subida constante, mas sem grande inclinação, o que deu para rolar rápido até ao final da prova.

Relato de Jorge Couto (Meia Maratona)

Percurso muito acessível e com paisagens espetaculares. O frio ficou "escondido" e não se fez sentir. A organização nestes dois últimos anos reduziu a dificuldade da prova por forma a aumentar o número de participantes e a envolver a Câmara Municipal local no evento, resultando em quase 500 participantes.

Excelente resultado coletivo dos nossos participantes, com especial destaque para Pedro Couto que alcançou o 11.º lugar da geral e foi 4.º classificado na respetiva classe... e o "pódio ali tão perto".

Não se verificaram incidentes com os nossos atletas, estando a temporada de provas da Secção Norte concluída. Venha 2024!

Maratona (60 km):

. 49.º lugar - João Pires (3:43:42).

Meia Maratona (35 km):

. 11.º lugar - Pedro Couto (1:47:24);
. 18.º lugar - Carlos Ferreira (1:54:29);
. 37.º lugar - João Couto (2:11:31);
. 68.º lugar - Jorge Couto (2:28:59);
. 127.º lugar - Eduardo Coelho (2:47:58);
. 212.º lugar - Idálio Morais (3:11:54);
. 214.º lugar - Filipe Piçarra (3:11:55).

Aceda aqui ao vídeo da prova.

Publicado em 13/12/2023