Desporto

Arsénio Pereira e Paulo Benedito participaram no Algarve Granfondo 2024

Evento inserido na Volta ao Algarve e que teve partida e chegada em Albufeira

Relato de Arsénio Pereira

O Algarve Granfondo 2024 é um evento que se organiza em fevereiro, aproveitando a realização da Volta ao Algarve. O evento tem alternado a sua realização por municípios diferentes: em 2023, começou e acabou em Lagoa; em 2024, o cenário da prova mudou-se para Albufeira.

Existem duas distâncias: o Mediofondo e o Granfondo. Participei no Mediofondo, com uma distância de aproximadamente 80 km e 1.300 metros de desnível positivo. Os participantes rondaram os cerca de 1.200 inscritos, tendo a prova decorrido num ambiente alegre e ansioso, pois ainda estamos no início da época.

O Algarve é fabuloso para a prática do ciclismo. Lindas paisagens, estradas "bordadas", muitas vezes, por laranjais que dão um aspeto bucólico à prova. Dureza à prova não faltou! Muitos estrangeiros e boa organização: polícia, abastecimentos e apoio mecânico e médico; em resumo, uma excelente organização!

Durante o evento foi proporcionada uma visita ao Alto da Fóia e ao Alto do Malhão, pontos verdadeiramente icónicos da Volta ao Algarve. O clima esteve excecional para a época do ano.

Dados da participação:

. Distância - 78 km.
. Desnível + acumulado - 1300m.
. Tempo - 3h07.
. Classificação - 331/520.
. Classificação classe - 29/72.
. Média - 24,7 km/h.

Relato de Paulo Benedito

No dia 17 de fevereiro realizou-se o Algarve Grandfondo 2024, evento inserido na Volta ao Algarve, com início e fim na cidade de Albufeira, e onde participaram aproximadamente 1.200 ciclistas.

Participei na distância de Mediofondo, que consistia num percurso de 78 km, com um acumulado positivo superior a 1.200 metros percorridos pelo barrocal e pela serra algarvia, cujo perfil se assemelhava a um serrote, que proporcionou passagens por locais recônditos e de extrema beleza natural.

Prova efetuada a um ritmo rápido, com os primeiros 15 km a serem efetuados num falso plano a subir, que abriram as hostilidades para as subidas mais duras do percurso, com extensões que variavam entre os 2 e os 8 km, pendentes médias entre 5 e 8% e secções superiores a 15%.

Em suma, considero que o evento teve uma boa organização, com presença constante e visível de elementos da organização, bem como das forças de segurança pública.

A minha prestação traduziu-se num 419.º lugar na geral (Mediofondo) e 99.º Masters C (50-59 anos).

Publicado em 06/03/2024