Desporto

Miguel Talhão e Arsénio Pereira presentes no UCI Grandondo Coimbra Region 2024

Cidade dos Estudantes recebeu cerca de 1.200 atletas de 30 nacionalidades

Relato de Miguel Talhão

Mais um grandfondo que se adivinhava muito rolante e rápido em prova de apuramento para o Campeonato do Mundo de Masters que este ano se realizará na Dinamarca. As previsões da meteorologia eram de céu nublado, mas sem grande ocorrência de chuva. O problema foi que mesmo antes da partida, às 09h00, a "torneira do céu" já estava aberta e as estradas molhadas e perigosas!

A partida foi dada por boxes de escalões etários, conforme as regras de apuramento para o Mundial, mas, desta vez, com a estrada molhada, não consegui chegar ao pelotão da frente e assim mantive-me num grupo onde a maioria dos atletas era dos escalões 40-44, 45-50 e Masters 50.

Fomos rolando até à divisão do percurso, aos 45 km, onde aí existia a única subida mais íngreme e que foi ultrapassada a um ritmo controlado. A partir daí a corrida acalmou e a média passou dos 40 para os 36km/h. Só na última subida, já na zona de Penela, o ritmo voltou a intensificar-se, tendo ficado na segunda parte deste grande grupo; no entanto, fomos puxando à vez e encostámos ao cimo da subida já na frente - a partir dali restava apenas o "sprint" final já na meta.

Ora, não tendo eu o objetivo de ficar apurado para o Mundial (teria de ficar nos primeiros 25 do escalão), não valia a pena discutir o "sprint" e acabei por terminar os 148 km da distância da prova em cerca de 4 horas, que era o meu objetivo principal, e, sobretudo, sem quedas, tendo em conta as condições meteorológicas que mantiveram sempre a estrada molhada ao longo de todo o percurso.

Fiquei no final em 37.º do escalão Master 40-44. Venha a próxima!

Dados Garmin

Relato de Arsénio Pereira

Este é um evento que conta para o apuramento do UCI - Granfondo World Championship 2024, sendo que este ano foi Coimbra a receber a primeira prova na Europa. Esta prova é o máximo, isto quando falamos de granfondos! Participei pela primeira vez em 2023, e este ano o percurso foi idêntico, o que me permitiu sentir que estou a evoluir.

A organização (sob supervisão da UCI) foi irrepreensível, a começar pelo local de partida e de chegada da prova, o policiamento, os fotógrafos, "speakers", o pós-prova, com os melhores jesuítas, e um "staff" sempre disponível. As condições atmosféricas, infelizmente, não foram as melhores, com muito vento e muita chuva.

Estiveram presentes cerca de 1.200 atletas de 30 nacionalidades. Participei na distância mais curta, de 106 km, que terminei em 3h44, tendo ficado na 351.ª posição da classificação geral e 28.º do meu escalão.

Um pormenor no meu escalão: ficaram 12 nacionalidades estrangeiras à minha frente!

Aceda aqui ao vídeo da prova.

Publicado em 18/03/2024