Desporto

Clube 'invadiu' a 13.ª Maratona de BTT "Rota do Casqueiro"

Prova que homenageia o tradicional pão alentejano foi pautada pelo excelente convívio entre todos os nossos atletas

Relato de Carlos Batista

Dia 3 de março foi dia de "invadirmos" Vila Nova de Santo André para participar na 13.ª edição da "Rota do Casqueiro", prova em que já tínhamos participado na edição do ano passado e que quisemos repetir este ano, e desta vez em maior número! Com uma equipa constituída por 15 elementos, foi apenas por 1 elemento que não conseguimos ganhar o prémio de equipa mais numerosa e conseguirmos trazer para casa o prémio do leitão!

A partida controlada iniciou-se pelas 09h30 numa das avenidas principais da vila, e lá fomos todos os cerca de 250 participantes em direção aos trilhos da desafiante Serra de Grândola, por onde o percurso passava. A chuva da véspera tinha tornado o percurso ainda mais desafiante, com trilhos muito pesados e lamacentos, pelo menos durante os primeiros 20 km até ao abastecimento onde tivemos de superar as maiores altimetrias do percurso. As dificuldades foram sendo compensadas pelas magníficas paisagens que fomos percorrendo. O percurso tornou-se um pouco mais fácil depois do abastecimento em que tivemos de passar por vários "single-tracks" e atravessar algumas ribeiras de águas geladas!

Pessoalmente e dado ir de e-bike, as subidas tornaram-se um pouco mais fáceis de transpor, no entanto, e devido à altimetria, requereu sempre uma gestão muito criteriosa da “ajuda” da bateria, pois ficar sem bateira não era de todo uma opção viável! Tentei ir atrás do colega Eusébio, mas, como sempre, fiquei pela intenção, pois o andamento dele é muito superior ao meu. Mesmo assim deu para chegar à meta com as pulsações em alta e a “língua de fora”. O Eusébio já tinha chegado há 20 minutos!

Nas e-bikes, o Eusébio acabou por ficar no top 10, com cerca de 2h04, sendo que na classificação geral o nosso melhor elemento foi o Mário Gema, com 2h43, seguido de Rofolfo Farinha e Pedro Matias, que chegaram 3 minutos depois.

Em resumo, uma excelente manhã de BTT no Alentejo (que afinal não é assim tão plano como dizem), e, sobretudo, um excelente convívio entre colegas do Clube Millennium bcp e participantes, que é sempre de salutar e que terminou à volta de uma feijoada confecionada pela organização da prova.

Aceda aqui às classificações finais dos nossos atletas.

Publicado em 18/03/2024