Desporto

Filipe Fialho sobe ao pódio na "I Crono-Escalada de Monchique - Subida à Picota"

Prova comemorativa do município de Monchique e dos 50 anos do 25 de Abril

Integrada nas comemorações do município de Monchique e do 50.º aniversário do 25 de Abril e a contar para a Taça do Algarve de Rampa da Associação de Ciclismo do Algarve (ACA), realizou-se no dia 20 de abril a "I Crono-Escalada de Monchique - Subida à Picota".

A competição, que realizou a sua edição inaugural, contou com 42 inscritos nos escalões de Sub-17 até aos Masters 60, de ambos os sexos, que se propuseram enfrentar a dura subida de 2.200 metros de extensão ao alto da Picota, subida esta com uma pendente média de 11% e pendente máxima de 24%.

Relato de Filipe Fialho

Apesar de não me identificar em nada com este tipo de provas, mas sendo um evento no meu "quintal", acabei por me inscrever para experienciar este tipo de prova.

Com apenas 2.200 metros sempre a subir, não há muito para dizer, apenas que a subida é duríssima - em certas zonas quase parecia uma parede -, e que a estrada não estava nas melhores condições de conservação, mas que terminava com uma vista espetacular, o que acabava por alegrar os concorrentes no final da subida.

Na vertente onde se inseriu a minha inscrição (Open), acabei por subir ao pódio, tendo feito o 3.º lugar.

Publicado em 24/04/2024