Desporto

1.ª etapa do CRK Euroindy 2021

Equipa de Karting do Clube Millennium bcp conquista um honroso 9.º lugar no Kartódromo da Batalha

5 de junho de 2021, um dia quente mas que se revelou num grande balde de água fria para a equipa do Clube Millennium bcp constituída pelos pilotos Miguel Ramada, Gonçalo Mira, Nuno Rosa e Lourenço Esquivel. Não vamos esconder que as expectativas eram elevadas, pois o nosso histórico na pista da Batalha fala por si.

Iniciada a corrida, as coisas começaram bastante bem (dentro das expectativas), com o primeiro lugar nos treinos cronometrados. Arranque estilo "Le Mans" e o Clube Milennium bcp assume a liderança da prova com perto de 4 segundos de avanço para os perseguidores até começar um autêntico calvário com a primeira de quatro visitas ao mecânico do circuito (ver fotos em anexo). A embraiagem resolveu dar de si e o kart começou a perder o seu vigor inicial perdendo a equipa do Clube toda a vantagem para os seus perseguidores, vendo-se, inclusive, ultrapassada por três equipas.

Após longos 25 minutos na box, com o kart de substituição a perder perto de 3 segundos por volta, o plano era simples, atacar ao máximo e recuperar as posições possíveis para não comprometer o resultado final do campeonato. Não podíamos estar mais enganados nas nossas pretensões, pois dois ou três turnos após a primeira intervenção, o kart começa a falhar e a perder rendimento nas retas obrigando-nos a fazer nova visita ao mecânico, desta vez para substituir o carburador (por norma é o principal causador deste tipo de problemas).

Obviamente a sorte não estava do nosso lado neste dia e o kart continuava a falhar mesmo após a intervenção, obrigando a mais duas visitas ao mecânico residente para acabarmos por perceber que seria o cachimbo ou o cabo da vela (ambos foram mudados) os causadores das falhas do motor. Enfim, a frustração foi enorme até porque o primeiro lugar estava ao nosso alcance, mas com alguma resiliência lá levámos o kart até ao fim das 6 horas dando sempre o nosso melhor para dignificar as cores do nosso Clube.

Um honroso 9.º lugar final a 6 voltas do primeiro classificado foi o resultado possível face às adversidades relatadas.

Publicado em 21/06/2021