Desporto

II Campeonato Nacional de Pool do Clube Millennium bcp

Gonçalo Gabriel, invicto na prova, sagrou-se campeão nacional em Angra do Heroísmo

Foi num cenário fantástico e com temperaturas a convidar a um mergulho que decorreu a segunda edição do Campeonato Nacional de Pool do Clube Millennium bcp. Foi na Terceira, mais concretamente em Angra do Heroísmo, que oito bilharistas do Clube disputaram a prova nacional na vertente de Pool Bola 8.

Pedro Correia era o detentor do título e teoricamente o favorito, tendo no entanto a forte concorrência de Gonçalo Gabriel da Covilhã e de Anselmo Pinto, António Jorge e João Oliveira do Porto, todos já habituados a estas andanças. Como estreantes na prova, cabia a David Mina de Lisboa e aos dois participantes dos Açores, João Ferreira e Virgílio Santos, contrariar esse favoritismo.

A prova foi jogada em sistema "round-robin", o vulgarmente chamado todos-contra-todos. Após duas ou três jornadas, percebeu-se que Gonçalo Gabriel, Pedro Correia e João Oliveira não iriam dar tréguas aos seus oponentes, até jogarem entre si. Quanto a Anselmo Pinto, teve um início de prova frustrante e não condizente com as suas reais capacidades, cedo abdicando da possibilidade de vencer a prova.

Na etapa complementar, começaram a desenhar-se as classificações. Fruto de uma derrota algo inesperada, mas cheia de mérito por parte de David Mina, Pedro Correia tinha agora que vencer Gonçalo Gabriel e não perder mais nenhum jogo, caso pretendesse revalidar o título. Por sua vez, João Oliveira aguardava o desenlace desse jogo para eventualmente poder também ele manter a esperança no título.

O jogo mais aguardado entre o Gonçalo e o Pedro foi muito emotivo e equilibrado, com excelentes momentos de pool e alguns erros em virtude do nervosismo provocado pela importância da partida. Aproveitando muito bem os erros de Pedro Correia, foi com mérito e valia que Gonçalo Gabriel venceu a partida entre ambos, num final impróprio para corações frágeis.

Nesta altura, já só o Gonçalo e o João Oliveira podiam ser campeões. João Oliveira, com tudo para jogar o jogo decisivo com o Gonçalo, acabou por claudicar na partida anterior com António Jorge, oferecendo automaticamente a vitória ao Gonçalo Gabriel, que assim se tornou o novo campeão nacional de Pool do Clube Millennium bcp. A vitória foi inteiramente merecida e justa, com o Gonçalo a ser o único invicto na prova, além de apresentar um excelente nível de jogo. Muitos parabéns, Gonçalo!

Pedro Correia, embora tenha jogado a bom nível, não fez o suficiente para revalidar o título, mas acabou num honroso 2.º lugar. Excelente prestação de António Jorge, que acabou por ficar em terceiro. João Oliveira e David Mina ficaram no 4.º e 5.º lugares, respetivamente, ambos com bons momentos de pool e que certamente farão ainda melhor nas próximas provas. Anselmo Pinto não foi feliz na Terceira, mas pode ser que na terceira edição tudo corra melhor. Para os da casa, João Ferreira e Virgílio Santos, foi a oportunidade de participar e competir com jogadores mais experientes e certamente que tomaram notas para provas futuras.

Para o fim ficam os especiais agradecimentos ao café Kalema e ao SBSI, que cederam as instalações onde foram realizados os jogos. Ainda agradecer de forma muito sentida ao Virgílio Santos, que proporcionou todas as condições logísticas indispensáveis para a realização deste campeonato. Foi com a sua ajuda e colaboração que o torneio foi um sucesso. Obrigado, Virgílio!

Para finalizar, agradecer a todos os participantes que foram inexcedíveis na sua postura, com grande fair-play e amizade, que está muito para além da rivalidade no pano verde. A boa disposição e o convívio entre todos foi a nota dominante e certamente o mais importante que todos trouxeram na memória, além das magníficas paisagens açorianas.

Até para o ano!

Aceda aqui aos resultados e à classificação da fase final nacional.

Publicado em 19/10/2022