Desporto

Gonçalo Gabriel revalida título nacional de Pool do Clube Millennium bcp

Pool Académico dos Penedos Altos, da Covilhã, acolheu a 3.ª edição da prova

Foi num cinzento fim de semana de muita chuva que a bonita cidade da Covilhã acolheu o 3.º Campeonato Nacional de Pool do Clube Millennium bcp.

A prova decorreu no Académico dos Penedos Altos, local de onde se avistava o cenário magnífico de um vale fértil, onde o verde pontificava com umas pinceladas de branco-nuvem que davam uma áurea misteriosa àquela maravilhosa zona do país. A sala de bilhar do Académico foi o agradável e aconchegante espaço escolhido para a prova, onde os oito finalistas apurados iriam lutar pela vitória.

Dos apurados constavam os principais candidatos, o atual detentor do título, Gonçalo Gabriel, o vencedor da primeira edição, Pedro Correia, além de Hélder Monteiro, João Oliveira e Anselmo Pinto, todos eles com valia para levar de vencida a concorrência, estivessem no seu melhor nível e eventualmente abençoados por Nossa Sra. da Conceição, padroeira da terra. Quanto aos novatos nestas andanças, Paulo Figueiredo, João Pereira e Rui Serrão, iriam tentar fazer o seu melhor e quem sabe provocar alguma surpresa no percurso dos favoritos.

A prova iniciou-se às 9 da manhã de sábado, no formato "round-robin", ou seja, todos-contra-todos. Na 1.ª jornada, destaque para os dois jogos mais importantes que opunham Anselmo Pinto a Gonçalo Gabriel e Pedro Correia frente a João Oliveira. Esta 1.ª jornada é sempre decisiva porque é importante começar bem para ganhar confiança para os restantes jogos, nesta longa maratona de bilhar. Assim, quem vencesse jogaria a 2.ª jornada com oponentes que tivessem perdido na 1.ª jornada, pelo que a pressão a fazer-se notar desde muito cedo para os que não começaram da melhor maneira.

O homem da casa, Gonçalo Gabriel, não permitiu qualquer veleidade ao seu oponente e venceu por claros 3-0, enquanto Pedro Correia fez o mesmo a João Oliveira, mas por 3-1. Já Hélder Monteiro não teve dificuldade em ultrapassar o Rui Serrão, enquanto Paulo Figueiredo batia João Pereira, num duelo de novatos. Embora cedo, com estes resultados e exibições, antecipava-se que tanto Gonçalo Gabriel como Pedro Correia iriam lutar até final pela vitória. Menos satisfeito estava Anselmo Pinto, que começou mal esta prova com duas derrotas seguidas.

Ao cabo de quatro jornadas, altura da pausa para almoço. Pedro Correia e Gonçalo Gabriel mantinham-se invictos, seguidos por Hélder Monteiro que aguardava por uma escorregadela dos primeiros, embora já tivesse uma derrota com o Pedro Correia, num jogo emocionante onde a vitória foi decidida na última bola preta, numa boa tabela cruzada para um buraco do meio, dando a vitória a Pedro Correia por 3-2.

Aproveitando o intervalo para o substancial almoço que seria servido, ou não estivessem em zona de boa comida, devemos informar que a prova é jogada recorrendo às regras oficiais da Federação de "bola na mão", ou seja, qualquer falta que aconteça no decorrer do jogo, o jogador beneficiado iniciará a sua jogada colocando a bola branca em qualquer ponto da mesa.

Findo o almoço, iniciou-se a segunda e decisiva fase, onde os jogadores que estavam nas primeiras posições teriam obrigatoriamente de se encontrar. Mas para isso deveriam ganhar os jogos que ainda faltavam jogar antes do grande embate. Pelo meio devemos salientar a boa prestação de Paulo Figueiredo, um osso duro de roer, mesmo para os favoritos, como poderemos constatar mais à frente.

Quanto ao embate de novatos, João Pereira bateu Rui Serrão, relegando este para último classificado. Todavia, foi Rui Serrão a fazer uma das melhores bolas do torneio, ao fazer viajar a bola branca por três tabelas antes de embolsar a bola que intencionalmente mencionou. Lamentavelmente, não ficámos com o registo em vídeo do momento.

Numa exibição muito aquém do esperada, Anselmo Pinto ficava no 6.º lugar da classificação, nada condizente com o que já o vimos fazer noutras provas. Mas há dias assim e nada que o jantar, com um "Frango à Trubin", não animasse novamente este "dragão" naquela noite de sábado. Entretanto, Paulo Figueiredo, fruto da boa vitória sobre Pedro Correia, alcançou um honroso 5.º lugar na classificação final, muito perto de lutar pelo pódio.

Regressando ao andamento da prova, conforme já dito, Paulo Figueiredo vendeu cara a derrota frente a Gonçalo Gabriel, perdendo por 3-2 e tendo mesmo surpreendido Pedro Correia por 3-1. Mas na mesma jornada em que Pedro Correia perdeu a sua invencibilidade, Gonçalo Gabriel também não fez melhor perante Hélder Monteiro, com o qual perdeu por 3-1. Assim, à entrada para a última jornada, a classificação estava fechada até ao 4.º lugar, com o João Oliveira a garantir a posição antes do pódio, após vencer Hélder Monteiro num sempre intenso e caloroso duelo nortenho.

Chegava agora o momento da decisão - Quem seria o campeão, Pedro Correia ou Gonçalo Gabriel?

Foi um jogo sem grande história, Pedro Correia foi infeliz em dois ou três momentos decisivos, onde fez falta embolsando a bola branca em dois momentos, ou tendo falhado a colocação da branca por escassos milímetros, noutro dos momentos. O Gonçalo, exibindo-se a bom nível, não perdoou os erros, vencendo com toda a justiça o jogo decisivo e a prova, sagrando-se novamente campeão de pool do Clube Millennium bcp. Pedro Correia contentou-se com o 2.º lugar, 'ex aequo' com Helder Monteiro, tendo a vitória sobre este ditado o desempate no pódio.

Terminada a prova, devemos um agradecimento muito especial ao Académico dos Penedos Altos, na pessoa do seu Presidente Miguel Rebelo, pela sua disponibilidade, amabilidade e tendo sempre acudido às necessidades organizativas, sobretudo à cedência temporária do espaço, permitindo que a prova decorresse no tempo idealizado. Além disso, a prova foi transmitida em "live streaming" na página de Facebook do Académico dos Penedos Altos, o que permitiu aos familiares e amigos dos participantes terem acesso à prova e torcerem pelos seus.

Um pequeno parêntesis, para salientar a importância da existência destas coletividades, assim como o Clube Millennium bcp, que dão vida e sentido de existência a muitas pessoas que gostam de preencher o seu tempo com prática desportiva, lúdica e cultural. Muitos de nós somos muito mais felizes com a existência delas. Obviamente os seus dirigentes têm grande responsabilidade, pois muitas vezes em cenários adversos fazem verdadeiros milagres, apenas por carolice.

Um especial agradecimento a todos os participantes, incluindo os inscritos que não se apuraram, pois sem eles não seria possível organizar uma prova desta natureza. Por fim, agradecer à Direção do Clube, nomeadamente ao Dr. Nuno Sousa e Sr. Alexandre Vieira, que tudo fizeram para que esta prova fosse uma vez mais realidade.

Reiteramos o convite a colaboradores e sócios do Clube Millennium bcp, com gosto pela modalidade, para nos contactarem, que se encontrem em zonas como Alentejo, Algarve, Madeira, Trás-os-Montes e Minho. Queremos que esta prova seja ainda mais descentralizada, honrando o seu propósito. Na próxima edição de 2024 faremos novas alterações para tentarmos trazer ainda mais praticantes.

Aceda aqui aos resultados dos jogos bem como à classificação final da prova.

Veja aqui um vídeo com alguns dos melhores jogos realizados.

Publicado em 03/11/2023