Desporto

Workshop e Torneio/Convívio de Ano Novo de Pool reuniram amantes da modalidade em Lisboa

Sócios confraternizaram com o treinador de bilhar credenciado Nelson Batista

No passado sábado, dia 16 de março, decorreu nas instalações do Clube Millennium bcp, em Lisboa, um workshop de bilhar na vertente de pool. Na velhinha mesa de pool do Clube, mas ainda em bom estado e bem estimada, oito sócios e amantes da modalidade tiveram a oportunidade de ouvir, trocar ideias e receber respostas às suas dúvidas, fruto da presença do treinador de bilhar credenciado Nelson Batista.

Na verdade, o interesse foi enorme, pois as inscrições foram totalmente preenchidas, fruto do interesse nesta modalidade. De salientar que tivemos a presença de sócios entre os 14 e os 85 anos, o que significa que o interesse revelado no bilhar não tem idade. Durante três horas, Nelson Batista falou sobre alguns dos ensinamentos básicos do bilhar, a física, material de jogo, as diferenças de jogo entre profissionais e amadores e truques para melhorar a performance nesta tão difícil modalidade.

Três horas são manifestamente poucas para esclarecer tudo e ficaram muitas dúvidas por clarificar, e outros tantos ensinamentos teóricos e práticos, mas que terão certamente continuidade num novo workshop que será anunciado durante 2024. Contudo, os presentes neste workshop levarão bons ensinamentos e adoraram a abordagem com uma pitada de humor do Nelson Batista.

No almoço-convívio que se seguiu falou-se de bilhar e obviamente se fizeram ouvir as naturais picardias sempre com humor e boa disposição, até porque à tarde iria decorrer um torneio com os participantes no workshop, e ninguém quereria engolir as saudáveis provocações do almoço.

Em virtude de serem 8 participantes e apenas uma mesa, o torneio teve moldes diferentes, mas ainda assim capazes de despertar o interesse e a vontade de vencer, sempre com animação e desportivismo. O torneio foi composto por 12 exercícios que os participantes teriam de cumprir com sucesso no máximo em 3 tentativas. A pontuação seria definida em função do sucesso e do número de tentativas para os executar.

Houve algumas alterações de classificação durante a prova, fruto de maior ou menor capacidade na execução dos exercícios. Alguns eram mais exigentes tecnicamente, mas outros estavam ao alcance de um qualquer jogador iniciante. Houve alguns falhanços que originaram muitas gargalhadas, mesmo aos próprios que os executaram.

Entre sorrisos e também alguns desabafos quanto à sorte madrasta do dia, acabou por ser o Alexandrino Leite a vencer este torneio, com o Ricardo Rosa e o Eduardo Palma a preencherem o restante pódio, respetivamente em segundo e terceiro lugar, que receberam uma pequena lembrança líquida do que de melhor se produz em Portugal.

Assim se passou um dia em cheio para estes amantes do pano verde que decerto tão cedo não vão esquecer os ensinamentos do Nelson Batista, bem como uma excelente tarde de saudável e animada competição.

Um agradecimento ao Sr. Carlos Malheiro pela amabilidade e disponibilidade para estar presente durante o workshop e a prova e permitir que tudo estivesse em condições para a sua realização, assim como a ajuda do João Pereira pela limpeza da mesa de jogo e logística do almoço.

Em breve daremos conta de novidades sobre o novo workshop. Boas tacadas!

Publicado em 19/03/2024