Desporto

EstrelAçor Ultra Endurance 2022

Pedro Cordas, Pedro Sá e Virgílio Costa conquistaram o 2.º lugar por equipas na 8.ª edição da prova

Relato de Pedro Cordas

O EstrelAçor é uma prova de trail que, como o próprio nome indica, liga duas serras: a da Estrela à do Açor. A partida, tradicionalmente, ocorre quando o sino da igreja da aldeia do Piódão assinala as 22h00.

Do Clube Millennium bcp, na partida, estou eu, o Pedro Sá (que eu não conhecia pessoalmente) e o Virgílio Costa. Começámos logo a subir! Primeiro por um trilho técnico que nos fez passar ao pé de uma unidade hoteleira bastante conhecida. Depois continuámos a subir e passámos pelo Memorial a Miguel Torga e de seguida subimos mais e em direção ao pico do São Pedro do Açor onde chegámos com cerca de 6 km, portanto, aquecemos logo as pernas e a alma!

Depois descemos até à Malhada Chã, local do primeiro abastecimento (aos 10 km) - fomos lá acima e voltámos para baixo, tão básico como isso. O percurso é mais exigente pelo que se sobe e desce do que propriamente pela tecnicidade, pois é feito maioritariamente por estradas de terra batida, mas esta "facilidade" pode ser enganadora, pode-se pagar os andamentos rápidos lá mais para a frente, por isso vou gerindo o ritmo, aproveito até para ir falando um pouco com o Pedro Sá em certas alturas do trajeto...

Aceda aqui ao artigo na íntegra.

Publicado em 07/11/2022