Desporto

Manuel Rodrigues em evidência no "Ultra Blue Island" disputado nos Açores

Ilha do Faial acolheu mais de 500 triatletas de 30 nacionalidades diferentes

No passado dia 6 de maio, 4 atletas do Clube Millennium bcp marcaram presença no Ultra Blue Island by Azores Trail Run, prova disputada na ilha do Faial, nos Açores. Esta prova, reconhecida em todo o mundo, levou até esta ilha, situada no meio do oceano, mais de 500 atletas de 30 nacionalidades diferentes.

O evento, que contava com distâncias para todos os gostos, desde os 10 km até aos 118 km (prova rainha), levou todos os atletas do Clube a optarem pela distância de 42 km. A partida para esta distância foi dada por volta das 08h30, na localidade da Ribeirinha, local onde os atletas da prova rainha e dos 65 km tinham um abastecimento e um controlo de passagem.

Aliás, a organização esteve brilhante, ao coordenar as passagens das distâncias maiores com o arranque das distâncias mais curtas, de modo a que os atletas se fossem encontrando ao longo do percurso, evitando assim que andassem muito tempo sozinhos no terreno. No entanto, mesmo com todo o esforço da organização, há sempre os imponderáveis e o clima não quis colaborar, com a prova a disputar-se sempre debaixo de intenso nevoeiro e de ventos fortíssimos, que em algumas ocasiões chegaram mesmo a derrubar os atletas, tal era a sua intensidade, como foi o caso de Manuel Rodrigues, que foi atirado ao chão por duas vezes na zona da caldeira.

Esta situação acabou por obrigar a que a organização tivesse que fazer uma "barragem" e cortar uma parte do percurso naquela zona complicada e perigosa, como forma de salvaguardar a integridade física dos atletas, acabando mais de metade dos atletas por serem desviados para um percurso alternativo, fazendo menos 7 km nas respetivas provas.

No que respeita à prova, esta foi uma verdadeira prova de trail, "à séria e à moda antiga", onde foi possível encontrar todo o tipo de terrenos, tais como subidas infindáveis e com grande desnível, com escadarias cavadas no terreno, quilómetros de levadas com lama pelos joelhos e descidas técnicas, onde apenas alguns conseguiam manter ritmos elevados e sem cair. As únicas coisas difíceis de encontrar foram as magníficas paisagens dos Açores, já que o denso nevoeiro condicionou a visibilidade ao longo de quase todo o percurso.

Dos atletas do Clube Millennium bcp, Manuel Rodrigues foi o que mais se adaptou ao terreno e à dureza da prova que, segundo a organização, foi a mais dura de todas as edições, tendo terminado no 9.º lugar da classificação geral, dos 123 atletas que partiram para a distância de 42 km, sendo mesmo o 4.º melhor entre os portugueses, acabando por vencer o escalão M55 com grande à vontade, deixando o 2.º classificado a mais de 1h38.

Neste escalão, o Clube esteve muito bem representado, conforme comprovam os resultados, com o 3.º e 4.º lugares a serem alcançados por Helder Baptista e Pedro Neves, respetivamente. O Associado Paulo Rato, acabaria por ser um dos muitos atletas que não resistiram à dureza da prova e do clima, acabando por ser forçado a desistir, com problemas físicos, quando estavam percorridos cerca de 25 km do percurso.

Classificações dos atletas do Clube Millennium bcp:

. 9.º lugar - Manuel Rodrigues | 1.° no escalão M55 | 5:48:38;
. 59.° lugar - Helder Baptista | 3.° no escalão M55 | 8:07:58;
. 60.° lugar - Pedro Neves | 4.° no escalão M55 | 8:07:59;
. DNF - Paulo Rato.

Publicado em 11/05/2023