Desporto

Equipa do Clube presente no 10.º Ultra Trail de São Mamede

Camaradagem, superação individual e muito espírito de sacrifício dos nossos grandes atletas

Relato de Rui Magalhães

Realizou-se nos passados dias 5, 6 e 7 de maio de 2023, na bela cidade de Portalegre, a 10.ª edição da famosa prova Ultra Trail de São Mamede, prova dividida em quatro categorias de 15, 25, 50 e 100 km.

Já há algum tempo que tinha colocado na minha "bucket list" realizar uma prova de 100 km. A oportunidade apareceu e lancei o desafio. Escolhi o UTSM 100 km sem saber muito bem o que me esperava, mas tendo em consideração as provas de triatlo de longa distância e os trails longos já efetuados, teria, com certeza, de me preparar bem para este desafio.

Função dos treinos acumulados para as provas de triatlo, levei a cabo um processo de treino de cinco semanas dedicado para esta prova (período em que só treinei corrida, deixando a natação e a bicicleta parados). Não planeei qualquer tipo de tempo final para a prova, o objetivo principal era mesmo terminar a mesma no tempo permitido e não ser apanhado em nenhum dos 5 "cut-offs" existentes ao longo da prova. Para todos os efeitos, era a minha estreia na distância de 100 km.

No que diz respeito à prova, este ano teve partida na Praça da República e chegada ao Estádio Eduardo de Sousa Lima. Sendo uma prova dura e extensa, a organização dotou a mesma de 10 zonas de abastecimentos (chamados "PAC" - Postos de Apoio e Controlo), num total de 108 km e 26 horas de tempo limite, para que os atletas pudessem completar a prova.

Uma palavra de apreço para todos os atletas do nosso Clube que participaram neste evento:

. UTSM (50 km) - Luís Cotrim Silva e Luís Mendes;
. UTSM (108 km) - Fernando Vilela, Mário Duarte, Miguel Cruz, Paula Batalha, Pedro Cordas e Rui Magalhães.

Clique aqui para aceder ao artigo na íntegra.

Publicado em 16/05/2023