Desporto

13.º BTT "Almourol à Vista"

Clube ganha o prémio de equipa mais numerosa pelo 3.º ano consecutivo e Fernando Costa sobe ao pódio no seu escalão

No dia 24 de abril realizou-se finalmente a prova que já estava agendada desde 2020 e que por razões de pandemia foi sucessivamente adiada. O Clube Millennium bcp, com 28 Associados, ganhou o prémio de equipa mais numerosa pelo 3.º ano consecutivo e Fernando Costa subiu ao pódio na categoria M50 da Maratona.

Relato de Sérgio Moura

Bela manhã para a prática de BTT, com terreno macio e com muito pouca lama. Trilhos sempre bastante acessíveis e com paisagens espetaculares ao longo de grande parte do percurso, isto para além de um reabastecimento top.

Muita camaradagem e boa disposição no grupo dos lanternas "rosa", que chegaram já depois da entrega dos prémios, mas sempre em coeso grupo. Para repetir com certeza.

Relato de Aires Pereira

A semana anterior à participação foi desmoralizante. Comecei com uma complicação intestinal no fim de semana, que se estendeu até meio da semana e nessa altura "ganhei" uma gripe. Enfim, estava "mais para lá, do que para cá" e até cheguei a sugerir ao Carlos que eventualmente não iria em face do tempo que se avizinhava... é que a malta já não vai para nova! Mas a recuperação física e a recuperação meteorológica levaram a melhor e lá me apresentei à partida quase a 100%.

A prova em si foi muito diferente da anterior (há 15 dias, nos Saloios)! O espírito com que a enfrentei foi diferente (desta vez decidi ir a passear) e decidi não ir à maratona precisamente para poder desfrutar da camaradagem e da paisagem.

Efetivamente, foi completamente diferente, desde o tempo que demorávamos nos reabastecimentos para nos reunirmos para as fotos de grupo, à pedalada que imprimimos ao longo do trajeto que se pautou por bastante agradável e calma. Só foi pena um desencontro quase no fim do percurso com o Carlos, uma vez que tínhamos feito a prova toda juntos.

Gostei bastante desta vez e a "minha praia" é mesmo estes "passeios". A maratona foi uma experiência para atestar o que eu já sabia... Venham mais como esta para exacerbarmos a camaradagem e a amizade.

Relato de Fernando Garcia

No sábado, 23 de abril, ao final do dia, ponho-me a caminho para mais uma prova que se vai realizar no domingo, em Vila Nova da Barquinha, prova essa que já vinha sendo adiada desde 2020, "Almourol à Vista", 13.ª edição, onde estava inscrito para a Maratona dos 60 km.

Às 9 horas lá se deu a partida. Sentia-me bem e impus um bom ritmo, nunca esquecendo que ia para os 60 km e não podia de todo quebrar o ritmo, pois os últimos quilómetros podiam ter surpresas, o que veio a acontecer...

Correu tudo muito bem, na minha opinião, com um circuito exigente, como eu gosto, trilhos brutais e por vezes tinha que se ter alguma agilidade e muita técnica. Sem chuva e com pouca lama lá dei o meu melhor, colocando-me em grupos que andavam bem, percorrendo paisagens bonitas, mas sem tempo para as apreciar...

Com os 40 km já percorridos e para os últimos 20 km, como tinha previsto, a dificuldade aumentou um pouco mais. Começavam as subidas, não muito longas, mas que faziam estragos, com muita pedra (seixos) solta, e, para completar as dificuldades, as duas ou três cãibras que ainda me pregaram um susto, mas que felizmente não passou disso... de resto foi gerir até à meta.

No final, na minha categoria M50, fiquei no 8.° lugar em 22 participantes com o tempo de 3h26m57s. Na geral fiquei em 47.° em 136 atletas. Não consegui fazer o pódio, como há 3 anos, com um segundo lugar, mas melhorei o tempo em 5 minutos.

Aceda aqui às classificações dos nossos atletas.

Publicado em 09/05/2022