Desporto

Manuel Rodrigues vitorioso no Trail Running Desafio 5 Cumes

Próximo desafio do troféu "Scott Trail Running Series" agendado para 4 de dezembro em Cheleiros

Relato de Manuel Rodrigues

Disputou-se no passado dia 30 de outubro mais uma edição do Trail Running Desafio 5 Cumes. Esta, que foi a primeira prova do troféu "Scott Trail Running Series", irá contar ainda com mais 3 provas: a 6 Cascatas Moutain Trail, que se irá disputar no dia 4 de dezembro em Cheleiros; a Lousa Mountain Trail, em 22 de janeiro de 2023; e a Mahfra Nature Trail, que encerrará o troféu a 5 de março e que provavelmente se irá disputar na Tapada de Mafra.

Este ano, o desafio contemplou 3 distâncias, com a prova principal a contar com 23 km e d+ de 1.200 metros de desnível acumulado de subida, o que só por si demonstrava logo a dureza do percurso. Os atletas tiveram ainda as opções de 2 cumes, com 15 km e a versão para os menos preparados com apenas 1 cume e 10 km de distância. No total dos 3 percursos foram quase 300 atletas que marcaram presença no evento, com o Clube Millennium bcp a estar representado por Manuel Rodrigues e a ser um dos 113 atletas que alinharam na prova principal.

Com um dia de sol fantástico, a partida foi dada por volta das 9 horas, com todos os atletas a partirem em simultâneo, facto que acabou por criar alguma confusão, tendo obrigado a um esforço adicional uma vez que era necessário ganhar posição para a entrada nas zonas mais técnicas que antecediam a primeira subida e que levaram a que toda a ascensão tivesse sido feita sempre num registo de esforço no máximo, que acabou recompensado pela passagem pelo primeiro cume muito perto dos 10 primeiros. Seguiu-se uma zona bastante rápida, que permitiu ganhar ainda mais algumas posições, mas com o passar dos quilómetros e a incapacidade de baixar o pulso, foi necessário abrandar um pouco e adequar o ritmo à distância que ainda faltava percorrer.

O 2.º cume acabou por ser feito sempre a solo, já que os adversários, quer para a frente quer para trás, apenas apareciam esporadicamente ao longe, o que significava que todos mantínhamos o ritmo constante e as respetivas posições. Na transposição do 3.º cume, a situação complicou-se um pouco, com vários adversários a aproximarem-se bastante, com dois deles a passarem mesmo por mim, no entanto, na descida, foi possível recuperar os lugares perdidos. Esta situação voltou a acontecer de seguida, com a passagem pelo 5.º cume a ser muito penosa devido ao desgaste provocado pelas longas subidas e que começaram a fazer estragos na região lombar. Os últimos 3 quilómetros foram bastante rápidos, já que a proximidade dos adversários não dava margem para distrações, tendo mesmo obrigado a um sprint nos últimos 200 metros, para evitar ser alcançado.

No final, com um andamento sempre no vermelho, com uma média de pulso de 172 bpm, foi possível concluir no 21.º lugar da geral e alcançar uma vitória folgada no escalão M55, com uma vantagem de quase 40 minutos para o 2.º classificado, o que deixou muito boas perspetivas para lutar pela classificação final do troféu "Scott Trail Running Series".

O próximo desafio, deste troféu, será em Cheleiros no dia 4 de dezembro de 2022.

Aceda aqui às classificações finais do nosso atleta.

Publicado em 07/11/2022